Coordenador : Felipe Zandonadi Brandao
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389027.2199.48366.02022023
Departamento/Setor: MCV
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Produtores de caprinos e ovinos; funcionários das propriedades rurais que manejam diretamente os animais; estudantes do curso técnico em agropecuária da Escola Estudal Rei Alberto I e funcionários do serviço de Defesa Animal.
Local de atuação: Cachoeiras de Macacu (sede da Fazenda-Escola e da UniPECO) e outros municípios do Estado do Rio de Janeiro
Objetivo
(1) Enaltecimento intelectual dos alunos (capacitação profissional) associado a reflexão crítica dos mesmos como agentes modificadores da sociedade rural; (2) Capacitação de mão-de-obra rural vinculada a atividade; (3) Promoção de pesquisa aplicada nas propriedades rurais parceiras visando a solução de problemas encontrados/relatados e minimização de custos produtivos. (4) Desenvolvimento sustentável dos sistemas de produção assistidos em prol da cadeia produtiva láctea e cárnea de pequenos ruminantes no Estado; (5) Consolidação de estratégias de biossegurança, segurança dos alimentos e relação benéfica homem-animal; (6) Fortalecimento da cadeia produtiva e do papel social dos ovinos e caprinos na subsistência e geração de renda de pequenos produtores. (7) Diagnóstico em Sanidade Animal no campo. (8) Cooperação Interinstitucional visando a solução de objetivos afins. (9) Desenvolvimento de material didático e informativo para produtores rurais.
Resumo
O projeto objetiva auxiliar na consolidação e rentabilidade da cadeia produtiva de ovinos e caprinos no Estado do Rio de Janeiro. Para atingir tal meta, é necessária a transmissão de tecnologia ao campo, associada à formação de mão-de-obra rural e técnica, Médico Veterinária, especializada. O Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Caprinos e Ovinos - GEPECO é composto por discentes de graduação e pós-graduandos em Medicina Veterinária, orientados por docentes e técnicos da Faculdade de Veterinária. Os profissionais envolvidos são especialistas em diversas áreas da produção e saúde animal. Os discentes recebem treinamento teórico-prático no Setor de Caprinos e Ovinos da Fazenda-Escola e na Unidade de Pesquisa Experimental em Caprinos e Ovinos da Instituição com bases na visão holística do sistema produtivo. Posteriormente, esses desenvolvem habilidades técnicas profissionais junto às ações de extensão em propriedades rurais assistidas pelo grupo. Os alunos também tem a oportunidade de auxiliar na realização de experimentos científicos nas diferentes áreas da medicina veterinária, como reprodução animal, clínica médica e sanidade animal. Estes trabalhos científicos além de serem realizados na UniPECO também são realizados em produtores rurais, que muita das vezes demandam ao grupo informações técnicas que ainda não estão disponíveis na literatura. Sendo assim, são propostos estudos em parceria com os produtores de maneira a permitir a geração de conhecimento e também o treinamento dos discentes quanto à necessidade do produtor rural.